sexta-feira, 12 de junho de 2009

PS3 - Controle de gestos do PlayStation 3 tem botões


Uma das características da última E3 foi que tanto a Microsoft como a Sony mostraram sistemas de controle por gestos, seguindo os passos da Nintendo com seu Wii. O Project Natal foi bem explicado na conferência do Xbox 360, mas a Sony foi mais reticente sobre seu sistema, que ainda não tem nome, mas está previsto para sair até meados de 2010.

Recentemente o site QJ.net divulgou informações adicionais sobre o novo projeto da Sony. Em primeiro lugar, tudo o que foi apresentado na E3 fazia parte de um protótipo ainda em desenvolvimento, o que significa que o produto final pode ser bem diferente no que diz respeito ao seu aspecto físico. Os jogadores poderão fazer uso de um ou dois bastões para usos diversos, conforme foi apresentado, e estes bastões trarão também botões, que servem para usos diversos.

Foi desta maneira que um dos produtores pôde simular um arco-e-flecha. Enquanto sua mão esquerda segurava aquilo que deveria ser o arco, a mão direita puxava a flecha. Para soltá-la, bastava soltar o gatilho presente no periférico. O uso deste novo sistema promete oferecer um número de aplicações grande, abrangendo inúmeros gêneros diferentes de jogos.

Para Peter Dille, vice-presidente sênior de marketing e PlayStation Network da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos, ter um dispositivo na mão é essencial, cutucando o Project Natal, que é totalmente baseado em gestos. "De nosso ponto de vista, temos a tecnologia que provê melhor precisão. E isso nos dá a oportunidade de ter o melhor dos dois mundos". Dille também diz que o sistema será usado tanto para jogos casuais como títulos mais tradicionais. "É uma tecnologia robusta que dá a oportunidade de fazer ambos [os tipos de jogos]",conclui.

A Sony por enquanto não possui uma expectativa de quanto o novo acessório custará. Mais informações sobre o controle de gestos pode ser apresentado na GamesCom ou Tokyo Game Show, feiras que acontecem na Alemanha e no Japão, respectivamente.


 

PSP - "Gran Turismo" para PSP tem foco em principiantes


Demorou mas chegou. Após anos de espera - mais precisamente desde o lançamento do próprio PSP - a Polyphony Digital finalmente anunciou uma data de lançamento oficial de "Gran Turismo" no portátil da Sony. Mas será que o título manterá toda a sua complexidade presente nas versões para console?

Em entrevista para o Kotaku, o produtor da série e presidente da Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, afirmou que o título para o PSP terá uma abordagem um pouco diferente dos antecessores.

O produtor afirma que o foco desta versão é atingir aqueles jogadores que ainda não tiveram coragem de entrar de cabeça neste complexo simulador. A expectativa então é a de que eles possam ter uma boa experiência inicial com a série, aprendendo como pilotar seguindo o estilo característico da franquia.

Isso não significa que o jogo virá "incompleto" (são, afinal, 800 carros e 35 pistas), mas sem dúvidas os esforços foram focados nos jogadores que estão chegando agora. Ainda não se sabe se isso acarretará alguma mudança drástica em sua mecânica de jogo, mas o mais provável é que existam funcionalidades para auxiliar os novatos, como sistemas antiderrapagem e freios ABS. Yamauchi também disse que um dos nomes candidatos para o game foi "Gran Turismo Spyder".

A versão para PSP de "Gran Turismo" está previsto para sair em 1º de outubro, junto com o PSP go, a nova edição do portátil.


 

PS3/360 - Durante sua coletiva na E3 2009, a Electronic Arts anunciou uma nova franquia de luta, momentaneamente intitulada "MMA".


Durante sua coletiva na E3 2009, a Electronic Arts anunciou uma nova franquia de luta, momentaneamente intitulada "MMA".

Em entrevista ao site QJ.net, Peter Moore, presidente da divisão de jogos esportivos EA, anunciou que a empresa lançará um jogo de luta por ano, alternando entre sua já prestigiada franquia de boxe "Fight Night" e a nova "MMA".

"MMA" é baseado em um estilo misto de artes marciais popularizado pelas lutas de vale-tudo, e deve se tornar o concorrente direto da franquia "UFC" da THQ, que reinava solitária neste estilo de jogo.

Com o lançamento de "Fight Night 4" marcado para dia 26 de Junho para Playstation 3 e Xbox 360, podemos esperar a estréia da nova franquia em 2010 e, consequentemente, o quinto episódio de "Fight Night" para 2011.


 

Geral/PS2/PS3/PSP/Wii/NDS/360 - Analistas preveem queda no mercado americano em maio


Como vem acontecendo nos últimos meses, os analistas Michael Pachter, da Wedbush Morgan, e Jesse Divnich, da EEDAR, escreveram sobre suas previsões acerca do mercado norte-americano de games. Nesta quinta-feira (11) sai o resultado do NPD Group, empresa de referência na apuração de venda de jogos e consoles nos Estados Unidos.

Ambos preveem uma queda significativa em relação a maio de 2008, mas, para Pachter, não é a crise financeira a principal responsável pelo declínio. Para ele, os jogos arrecadaram US$ 450 milhões, contra US$ 540 milhões do ano passado, que teve o lançamento de títulos de peso como "Grand Theft Auto IV" (o jogo saiu no final de abril) e "Wii Fit". Esses dois games foram responsáveis por 26% das vendas de maio de 2008.

No último mês, os jogos de maior sucesso devem ser "X-Men Origins: Wolverine", "EA Sports Active", "Punch-Out!!", "UFC 2009: Undisputed" e "InFamous", além do sucesso continuado de "Wii Fit".

Já para Divnich, o mercado arrecadou, com jogos, US$ 457 milhões, o que representa uma queda de 15%. "Em termos de unidades, as vendas devem cair 5% sobre o ano passado, com queda de 10% no preço médio", diz, acrescentando que a última vez que a indústria viu queda em três meses consecutivos foi em março de 2006. Ambos os analistas acreditam que nove jogos venderam mais de 100 mil unidades em maio, contra dez do ano passado.

Veja as estimativas de vendas de jogos da EEDAR:

1. Wii Fit (Wii) - 425 mil
2. EA Sports Active (Wii) - 275 mil
3. UFC 2009: Undisputed (Xbox 360) - 240 mil
4. Mario Kart (Wii) - 236 mil
5. InFamous (PS3) - 185 mil
6. UFC 2009: Undisputed (PlayStation 3) - 175 mil
7. Punch Out!! (Wii) - 175 mil
8. Pokémon Platinum (DS) - 162 mil
9. Wii Play (Wii) - 152 mil
10. New Super Mario Bros. (DS) - 94,5 mil

Em termos de hardware, a maior queda deve acontecer com o Nintendo DSi, que foi lançado em abril, de acordo com Pachter. Já Divnich acredita que as vendas de hardware devem cair 31% em relação ao ano passado.

Veja as estimativas de vendas de consoles e portáteis (o primeiro número é da Wedbush Morgan, e o segundo, da EEDAR):

1. Nintendo DS - 440 mil - 450 mil
2. Wii - 300 mil - 350 mil
3. Xbox 360 - 140 mil - 160 mil
4. PlayStation 2 - 130 mil - ND
5. PlayStation 3 - 100 mil - 120 mil
6. PSP - 90 mil - 100 mil


 

PS2/PS3/Wii/360 - "Guitar Hero: Van Halen" terá 25 canções da banda


A Activision revelou novos detalhes de "Guitar Hero: Van Halen", uma versão do game musical dedicada à banda de hard rock liderada pelo guitarrista Eddie Van Halen. O título é para Xbox 360, PlayStation 3, Wii e PlayStation 2, e está previsto para sair até o final do ano.

O título prevê 25 canções do grupo, incluindo as clássicas "Jump", "Panama" e "You Really Got Me". Além do Van Halen, há 19 bandas convidadas, incluindo Blink-182, Foo Fighters, The Offspring e Queens of the Stone Age. O Queen colabora com "I Want it All", o Weezer traz "Dope Nose", o Third Eye Blind vem com "Semi-Charmed Life" e o Yellowcard cede "The Takedown".

Naturalmente, os famosos solos do técnico guitarrista não poderiam estar de fora. Três de suas obras de "fritada de cordas" estão no game, para a alegria (ou desespero) dos jogadores. Ao contrário do que foi informado antes, o ex-vocalista Sammy Hagar não está no game. Quem aparece são o clã Van Halen - Eddie, Alex e Wolfgang (filho do guitarrista) -, além do cantor David Lee Roth.

O visual dos integrantes reflete os músicos como são atualmente, mas, na medida em que avança no game, outras fases dos artistas são liberados, com cabelos gigantes e calças apertadas, na mais pura representação dos anos 80.


 

PS3/Wii/360/Zeebo - Zeebo não assusta Sony, Nintendo e Microsoft no Brasil

Durante a E3, a equipe de reportagem de Games Sem Compromisso (GSC) questionou os representantes das três principais fabricantes de consoles da atualidade (Sony, Nintendo e Microsoft) sobre a concorrência que o Zeebo pode significar no mercado brasileiro.

Mark Stanley, diretor e gerente geral da Sony para a América Latina, disse que conhece o Zeebo e o considera um conceito interessante, mas vê problemas. "Para o mercado brasileiro pode ser um lançamento complicado, na tentativa de levar o console ao mercado de massa", diz o executivo.

"É sempre interessante ver novos produtos sendo desenvolvidos neste mercado, mas eu acho que há muitas barreiras, pois o videogame pode não conseguir muita penetração no mercado".

Já Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo nos Estados Unidos, pouco conhece sobre o console, mas não teme a concorrência. "O que eu sei é o seguinte: o que importa neste negócio são os jogos", afirma confiante o executivo.

"E a Nintendo tem a melhor linha de títulos, não apenas neste ano ou no anterior, mas ao longo de 25 anos de história", completa ele.

Já Phil Spencer, responsável pelo Microsoft Game Studios, conjunto de produtoras da Microsoft, desconhecia o Zeebo quando questionado, mesmo com a fabricante do Xbox marcando presença oficialmente em solo brasileiro há mais tempo que a concorrência.

Após breve explicação sobre o conceito do Zeebo, Spencer declarou que a Microsoft oferece serviço similar com os downloads de jogos da Xbox Live Arcade - ainda que a rede online Xbox Live não esteja presente oficialmente no Brasil.




 

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Zeebo - Primeiros jogos do Zeebo não convencem; leia impressões

Sem muito alarde o Zeebo começou a ser vendido oficialmente no Brasil no dia 25 de maio, incialmente apenas na cidade do Rio de Janeiro.

O aparelho é uma ousada iniciativa da produtora brasileira Tectoy em parceria com a norte-americana Qualcomm que visa a conceber um videogame de baixo custo, com jogos a preços acessíveis, qualidade satisfatória e sistemas eficientes de combate à pirataria.

Em suma, declaradamente um aparelho destinado a classes sociais emergentes e de baixo poder aquisitivo dos chamados países em desenvolvimento.

Assim, não é de se esperar que apareçam títulos da mesma qualidade vistos em videogames de última geração, como o Wii, Xbox 360 e PlayStation 3.

Ainda assim, os executivos responsáveis pelo Zeebo afirmam que o aparelho compete com o PlayStation 2, seja em termos de mercado ou qualidade técnica.

Tivemos chance de testar na redação de UOL Jogos um aparelho idêntico ao que está sendo vendido nas lojas e colocar à prova todas as promessas do Zeebo.

Os primeiros jogos

Não importa o potencial gráfico, inovações de controles e outros atrativos de um videogame: o coração da máquina é sempre o catálogo de jogos. Via de regra, a leva de títulos de lançamento é uma das mais significativas de um console, mostrando de maneira geral as capacidades dele.

Neste quesito o Zeebo peca para demonstrar real inovação em diferença a outras opções. Como já fora divulgado, inicialmente o Zeebo conta principalmente com adaptações levemente melhoradas de jogos lançados para aparelhos celulares ou outras plataformas portáteis.

Os três games inclusos na memória do aparelho denunciam isso: "Need for Speed Carbon", "FIFA 09" e "Treino Cerebral". Os dois primeiros não escondem as origens portáteis: gráficos simplórios, resposta lenta de controles e velocidade baixa - sendo que "Need for Speed" vem do PSP e "FIFA" do celular.

Aliás, o problema de lentidão parece assolar até mesmo a interface do Zeebo, visto que a navegação pelos menus principais dele é bem devagar.

O terceiro, adaptação de um game para Xbox Live Arcade, se sai melhor, muito por conta do ritmo cadenciado para solucionar quebra-cabeças e o visual mais simples, baseado em gráficos 2D em vez de polígonos tridimensionais a exemplo de "FIFA" e "Need for Speed".

Ao menos, todos cumprem a promessa de serem totalmente em português, sendo que "FIFA" ainda com narração em português realizada por Nivaldo Prieto.




 

PS3/Wii/360 - "Rock Band 2" para Wii traz Iron Maiden e 13 faixas


A Harmonix anunciou que a versão para Wii de "Rock Band 2" contará com 25 novas faixas nesta terça-feira (9), incluindo doze do grupo de heavy metal Iron Maiden, que também foram lançadas nas versões para Xbox 360 e PlayStation 3 do game musical.

As canções da "donzela de ferro" são parte da promoção do documentário "Flight 666", disponível em DVD, blu-ray e CD duplo nos Estados Unidos. A obra registra a primeira perna da turnê Somewhere Back in Time World Tour, que traz as músicas clássicas da banda.

É o caso de faixas como "Aces High", "2 Minutes to Midnight" e "The Number of the Beast", que compõem algumas das doze músicas do pacote. Cada canção tem preço de 200 Wii Points (US$ 2), exceto "Charlene", de Stephen & the Colberts, que é gratuita.

"Rock Band" é uma série musical produzida pela Harmonix (criadora também dos primeiros "Guitar Hero") no qual os jogadores usam controles em forma de guitarra e bateria, além de um microfone. O destaque fica para as partidas multiplayer para até quatro jogadores, cada um no comando de um instrumento.

Veja a lista das novas canções para "Rock Band 2" de Wii desta terça-feira:

. Blur - "Beetlebum" (cover)
. Die Toten Hosen - "Hier Kommt Alex"
. Disturbed - "Indestructible"
. Disturbed - "Perfect Insanity"
. H-BlockX - "Countdown to Insanity"
. Iron Maiden - "Aces High (live)"
. Iron Maiden - "2 Minutes to Midnight"
. Iron Maiden - "The Trooper"
. Iron Maiden - "Wasted Years"
. Iron Maiden - "The Number of the Beast"
. Iron Maiden - "Run to the Hills"
. Iron Maiden - "Can I Play With Madness"
. Iron Maiden - "The Clairvoyant"
. Iron Maiden - "Powerslave"
. Iron Maiden - "Hallowed Be Thy Name (live)"
. Iron Maiden - "Fear of the Dark (live)"
. Iron Maiden - "Iron Maiden (live)"
. Juli - "Perfekte Welle"
. Les Wampas - "Manu Chao"
. The Mother Hips - "Red Tandy"
. The Mother Hips - "Time-Sick Son of a Grizzly"
. Pleymo - "New Wave"
. Stephen & the Colberts - "Charlene"
. Tokio Hotel - "Monsoon"
. Yeah Yeah Yeahs - "Date With the Night"


 

iPhone - Bethesda fala sobre possível "Fallout" para iPhone


Todd Howard, executivo da produtora Bethesda, confirmou que a empresa já está fazendo alguns testes com versões de jogos da série "Fallout" para iPhone.

Howard confessou que a empresa já fez alguns experimentos no que diz respeito ao design do título no portátil da Apple, mas até o momento nenhum foi aprovado.

"Acho que o mundo de 'Fallout' é único o suficiente de modo que funcione em qualquer plataforma", explicou Howard. "Acho que algumas coisas que fizemos, a exemplo do VATS - sistema de combate tático do game - podem ser adaptadas para qualquer plataforma, particularmente o iPhone".

O produtor já havia comentado durante a última New York Comic-Con que o título estava em desenvolvimento para o portátil da Apple, o que nos leva a crer que o projeto está em andamento, mas ainda sem uma data definida para ser concluído.


 

PS3/Wii/360 - Green Day estará em "Rock Band", diz cantor


Nesta segunda-feira (8), em uma entrevista para a rádio de Los Angeles KROQ-FM, Billy Joe Armstrong, vocalista, guitarrista e líder do grupo Green Day, disse que a banda está envolvido em "algo" relacionado a "Rock Band". "Estamos fazendo um 'Rock Band' inteiro do Green Day... uh", sem dar mais detalhes.

A afirmação pode indicar que o game receberá um pacote de canções em disco com a banda ou que alguma coletânea possa ser lançada por download nas lojas online de cada console. Ainda segundo o vocalista, esse conteúdo relacionado ao Green Day será lançado até o final do ano.

A Harmonix não anunciou nenhum extra relacionado a Green Day para "Rock Band". Aliás, canções da banda californiana de punk rock permanecem inéditas no game.

"Rock Band" é uma série musical produzida pela Harmonix (criadora também dos primeiros "Guitar Hero") no qual os jogadores usam controles em forma de guitarra e bateria, além de um microfone. O destaque fica para as partidas multiplayer para até quatro jogadores, cada um no comando de um instrumento: guitarra, baixo, bateria e voz.


 

PS3/360 - Mapa Big Surf de "Burnout Paradise" chega hoje


A produtora Criterion finalmente revelou o preço de Big Surf Island, próximo conteúdo por download de "Burnout Paradise", seu mais recente game da famosa série de corridas frenéticas. De acordo com a produtora, a expansão de mapa custa US$ 13 na PlayStation Store e mil MS Points no Mercado Xbox Live.

O pacote de expansão adiciona uma nova localidade à fictícia Paradise City, com dezenas de novas provas, bem como seu principal atrativo - enormes rampas para saltar com os veículos. O pacote também prevê novos carros, troféus e conquistas.

A mais recente versão da série de corrida e destruição da Electronic Arts já está disponível para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 e segue uma tendência atual entre os títulos de corrida: com muito menos menus que antes, as modalidades típicas da série estão espalhadas por um grande mapa, com o mínimo de interrupções.

O cenário é a fictícia Paradise City - nome inspirado na clássica canção do Guns 'N Roses - onde os jogadores devem competir, registrando todos os tempos em suas carteiras de motorista personalizadas. Corridas podem ser iniciadas rapidamente e, muitas vezes, se torna tão importante causar caos e destruição pelo percurso quanto chegar em primeiro lugar.


 

360/PC - Veja as funções do Last.fm na Xbox Live


A Microsoft liberou alguns detalhes sobre o funcionamento do serviço Last.fm dentro da Xbox Live, novidade anunciada durante a conferência da empresa na E3 deste ano. Segundo a empresa, praticamente todos os recursos presentes na versão para PC do serviço estarão também presentes na versão para Xbox 360.

Será possível escolher artistas e compilar listas de canções. Essas "playlists" e outras recomendações podem ser compartilhadas pela função Party Radio. Também é possível criar sua própria estação de rádio e visitar as páginas dos artistas (com informações e fotos). Há funções de como encontrar artistas que tem estilos similares. O Last.fm está previsto para estrear na Xbox Live até o final do ano.

Originalmente, o site Last.fm é um serviço em que os usuários podem compartilhar com toda uma rede social as músicas que mais ouve, com direito a um ranking que pode ser filtrado por dias, semanas e até meses. Um dos grandes usos do sistema é justamente a chance de conhecer novas bandas e músicas já que é possível acessar aleatoriamente rádios criadas por usuários do mundo inteiro, além é claro de ficar por dentro das listas com as músicas mais ouvidas por seus amigos.


 

Geral - Diretor de "Tropa de Elite" dirigirá "Agent in Place"


De acordo com o site da Variety, publicação especializada em indústria cultural, o diretor de "Tropa de Elite" e "Garapa", José Padilha, ficará no comando das claques de "Agent in Place", game que está sendo feito por Flint Dille e pela Union Entertainment.

Dille tem experiência em roteiro de games: escreveu para títulos como "The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay", "Batman: Rise of Sin Tzu" e "Dead to Rights". Por enquanto, não há detalhes sobre "Agent in Place", a não ser que o gênero é de thriller de ação.

O filme da Lionsgate também contará com outro profissional que trabalhou em "Tropa de Elite": o roteirista Bráulio Mantovani, que escreve o longa-metragem. Mas antes de "Agent in Place", Padilha se prepara para "The Sigma Protocol", um thriller baseado num livro de Robert Ludlum (da franquia "Bourne").

Projetos que preveem jogo e filme ainda na pré-produção já não são novidades. A própria Union Entertainment já trabalha em "Blacklight", que será lançado em vários formatos de mídia. "Dante's Inferno", título da Electronic Arts, já teve seus direitos de adaptação para o cinema comprados pela Paramount.


 

quarta-feira, 10 de junho de 2009

360 - "Perfect Dark" para Live Arcade terá multiplayer online


O site oficial do Xbox nos Estados Unidos revelou novos detalhes de "Perfect Dark" para Live Arcade, versão para Xbox 360 de um clássico lançado para Nintendo 64.

Uma das novidades é que o jogo terá uma modalidade multiplayer online, permitindo usar a internet para partidas entre vários jogadores. Além disso, o game terá resolução de 1080 linhas progressivas (1080p) e velocidade de 60 quadros por segundo.

A conversão está a cargo da 4J Studios, que também fez a adaptação de outro título originalmente criado pela Rare para o Nintendo 64: "Banjo-Kazooie".

"Perfect Dark" é um jogo de tiro para Nintendo 64 lançado no ano 2000. O jogo foi aguardado com muita expectativa pelos fãs, já que sucedia "GoldenEye 007", sucesso que é considerado um dos melhores títulos do antigo console da Nintendo. No game, o jogador controla a agente Joanna Dark, que deve resgatar um pesquisador que trabalha na fabricante de armas DataDyne. O título ganhou versão para Game Boy Color e uma continuação para Xbox 360 - aliás, foi um dos títulos de estreia do console da Microsoft.


 

Geral/Wii/360 - Shigeru Miyamoto é visto em teste do Project Natal


Parece que o Project Natal, dispositivo de reconhecimento de movimentos apresentado pela Microsoft durante a E3 deste ano, não chamou só a atenção dos jogadores de maneira geral.

Muitas pessoas da indústria ficaram também interessadas no funcionamento do novo dispositivo e algumas foram vistas saindo de uma sessão de demonstração aberta para um seleto grupo de personalidades ligadas à indústria, indo de jornalista a desenvolvedores.

A surpresa, no entanto, foi a presença de Shigeru Miyamoto, criador da série "Mario Bros." e uma das principais mentes criativas da Nintendo. Ao ser abordado por uma equipe do jornal BBC, Miyamoto afirmou que não estava preocupado com o anúncio feito pela rival, mas disse que achou interessante tanto o projeto apresentado pela Sony quanto o da Microsoft.

Entretanto, o designer afirmou que ambos estão em um estágio muito inicial e que nenhum deles, pelo menos até o momento, pode oferecer a interatividade e imersão proporcionada pelo Wii MotionPlus, sensor da Nintendo que promete grande precisão na captura dos movimentos feitos pelo usuário com o Wii Remote.

Enquanto o Wii MotionPlus saiu nesta segunda (8), nem o Project Natal nem o projeto de captura de movimentos apresentado pela Sony possuem uma data de lançamento oficialmente anunciada.


 

Wii/NDS/PC - "House" é mais uma série que ganha game


"Diagnóstico: Lupus". A afirmativa pode não fazer sentido para muita gente, mas certamente é reconhecida rapidamente pelos fãs de "House". A grande notícia, no entanto, é que a empresa Legacy Interactive está preparando uma adaptação da famosa série de TV para PC, Nintendo DS e Wii.

Nele o jogador terá contato com cinco casos considerados insolúveis para a medicina e, é claro, caberá a equipe do infectologista Gregory House desvendar os mistérios por trás de cada um deles. Outras séries de TV já viraram games, casos de "Lost", "CSI" e "Grey's Anatomy".

De acordo com o site Kotaku, a mecânica de "House" envolve exames com pacientes e entrevistas médicas (ou interrogatórios, dependendo do caso), além de alguns métodos pouco ortodoxos para se chegar ao diagnóstico, como invadir a casa de seus pacientes à procura de pistas. Enfim, é como a série de TV, que mistura drama médico e elementos de literatura de detetive, sempre com o sarcasmo, a ironia e a prepotência exalados pelas falas do protagonista.

Infelizmente, o ator que empresta todo o charme e a misoginia ao personagem, o inglês Hugh Laurie, não está presente no game. Mas Ariella Lehrer, presidente da Legacy Interactive, sabe que o tom é essencial para o sucesso do seriado, e pretende ser imitado no game. Ademais, todos os materiais do jogo precisam ser aprovados pela Fox, trazendo alguma garantia de autenticidade.

A Legacy já tem experiência com games baseados em séries (já fez títulos de "Lei e Ordem") e com simuladores de procedimentos médicos ("Emergency Room: Code Red"). "House" está previsto para sair no PC e Nintendo DS até o final do ano. Uma versão para Wii está agendada para 2010.


 

Geral/PC - Governo da Alemanha pode expulsar Crytek do país


Parece que o governo alemão não está para brincadeiras quando o assunto é desenvolvimento de jogos violentos em território nacional.

Recentemente os ministros do país aprovaram uma lei que pretende caçar aqueles que desenvolverem e comercializarem títulos do tipo no país. Como o foco principal desta ação são os games de ação em primeira pessoa, a Crytek, empresa responsável pelo desenvolvimento do inovador "Crysis" e que está a cargo da sequência, "Crysis 2", acabou sendo envolvida.

O intuito do governo é banir tais desenvolvedores do país, a menos que o conteúdo de seus jogos obedeçam as normas decididas durante uma reunião com 16 ministros no último dia 27 de setembro.

Isso significa que se a lei for levada adiante, não só a Crytek como todas as empresas que desenvolvem games considerados violentos serão obrigadas a colocar fim em seus projetos ou se mudar para fora da Alemanha.

Até o momento a Crytek não se pronunciou em relação à decisão do parlamento alemão, mas é inegável que tal ação pode prejudicar de forma significativa futuros projetos.

A Alemanha é conhecida como um dos países mais rigorosos na classificação de jogos, e já baniu títulos como "Gears of War" e "Dead Rising", ambos para Xbox 360. Não é raro as produtoras desistirem de lançar títulos mais sensíveis no país germânico: recentemente, a Sega preferiu não lançar "House of the Dead: Overkill" e "MadWorld" por lá.

Em março deste ano os jogos violentos voltaram a ser atacados no país: um jovem de 17 anos matou 15 pessoas num colégio ao sul da Alemanha e imprensa e políticos apontaram que um dos fatores do massacre se deu pelo fato de o garoto ter jogado "Counter-Strike", game multiplayer de tiro que opõe forças da lei e terroristas. O título foi proibido no Brasil no começo do ano passado.


 

Wii/NDS - Canal de compra do DSi recebe "Mario vs. Donkey Kong"


O Wii e o Nintendo DSi receberam, ao todo, quatro títulos por download em suas respectivas lojas online nesta segunda-feira (8). O destaque vai para "Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again!", para o portátil.

Trata-se de um novo game da linha "Mario vs. Donkey Kong", iniciado no Game Boy Advance. Neste game, Donkey Kong, que não fora convidado para a abertura de um parque de diversões, acaba com a festa e sequestra Pauline, cabendo a Mario e seus bonecos em miniatura salvarem a moça.

O diferencial está no Construction Zone, que permite ao jogador editar as próprias fases. Esses estágios originais podem ser compartilhados por rede local ou pela Wi-Fi Connection, ou seja, pela internet. O game custa 800 DSi Points (US$ 8).

Entre os games originais para Wii estão "Swords & Soldiers", um título de estratégia em tempo real com visão lateral, que traz três civilizações - vikings, astecas e chineses - lutando pela preferência dos deuses; e "Fish'em All", um jogo que consiste em capturar, com uma rede, os peixes que saltam da água, tomando o cuidado de desviar de tubarões e o bafo de fogo dos dragões, por exemplo. O primeiro custa mil Wii Points (US$ 10) e segundo, 800 Wii Points (US$ 8).

No Virtual Console, a novidade é "Genghis Khan II: Clan of the Gray Wolf", título lançado originalmente para o Super Nintendo, que é um jogo de estratégia clássico em que consiste em conquistar o mundo com as tropas do soberano mongol. O preço é de 800 Wii Points (US$ 8).


 

360/PC - Mapas de "Gears of War 2" estão na promoção da semana


A Microsoft anunciou que o "Combustible Multiplayer Map Pack", pacote de mapas para o jogo de ação e tiroteio "Gears of War 2" é a novo promoção da semana na Xbox Live. Normalmente vendido a 800 MS Points (US$ 10), durante sete dias a partir desta segunda-feira (8), o pacote será vendido por 560 MS Points (US$ 7).

Lançado no final do ano passado, o pacote "Combustible" traz três novos mapas para o modo multiplayer: Flood, Gold Rush e Fuel Station.

O desconto vale somente para os usuários Ouro da Live, que pagam taxa para acessar funcionalidades extras na rede online do Xbox 360, como o multiplayer online. Quem quiser aguardar, a produtora Epic pretende lançar uma compilação dos quatro pacotes de conteúdo extra de "Gears of War 2" por 1,6 mil MS Points (US$ 20), em data ainda não revelada.

"Gears of War 2" é exclusivo para o Xbox 360 e se passa seis meses após o primeiro game, contando um novo episódio da saga de Marcus Fenix e sua divisão de soldados no combate contra forças subterrâneas chamadas de Locust. O título traz inúmeras novidades como melhorias gráficas, cenários maiores, novas armas e mais inimigos. A ação oferecida pelo título é frenética e irresistível, características que também permeiam os modos multiplayer.


 

NDS - Reedição de "Pokémon Gold/Silver" vem com podômetro


A Pokémon Company, empresa que administra os negócios relativos à marca "Pokémon" anunciou que "Pokémon Heart Gold" e "Soul Silver" será lançado para Nintendo DS com um acessório especial no Japão: um podômetro. Por ora, o game ainda não foi anunciado para os Estados Unidos.

O pequeno dispositivo, de nome Pokéwalker, tem seu desenho baseado numa pokébola e serve para contar os passos dados pelo usuário. Mas, como se está falando de um produto da Nintendo, há funcionalidades adicionais.

Com o Pokéwalker, que tem um visor como o de um Tamagotchi, é possível armazenar um pokémon de "Heart Gold" ou "Soul Silver" e levá-lo para passear. Dependendo dos passos dados pelo usuário, o vínculo emocional do monstrinho pelo dono aumenta, assim como sobre sua experiência. Além disso, os passos são convertidos em Watts, e usando esses pontos é possível capturar pokémons selvagens ou ganhar novos itens. Depois, basta transferir os dados para o game para adquirir as novidades.

O dispositivo parece ser uma mensagem da Nintendo para que o usuário leve uma vida mais ativa, mas sem esquecer-se de exercer sua paixão pelos games.

Uma década de ouro

"Pokémon Heart Gold" e "Pokémon Soul Silver" são títulos que comemoram os dez anos de lançamentos dos títulos originais para Game Boy. A exemplo de "Pokémon Red" e "Pokémon Green", remakes dos primeiros episódios da série, os títulos apresentam visual melhorado e elementos extras ainda não revelados.

Os títulos fazem parte da segunda geração da linha canônica da série, depois de "Pokémon Red" e "Blue". A história acontece três anos depois deste, com 101 novas espécies de monstrinhos, totalizando 251 pokémons. Além disso, muitas raças ganharam gêneros, e podem produzir ovos.

Outras novidades incluem uma integração com o relógio interno, permitindo que o jogo reflita o horário do mundo real. Existem eventos que só acontecem em determinadas faixas de horário e dia da semana. "Pokémon Gold", "Silver" e "Crystal" (também da mesma geração) venderam mais de 23 milhões de cópias.

Os títulos estão previstos para sair no final do ano no Japão e como todo Japones adoras essas bugingangas, é garantia de sucesso.


 

PS3/PC - Boicote a "Left 4 Dead 2" tem 16 mil signatários no Steam


"Left 4 Dead 2" foi um dos anúncios da Microsoft em sua conferência de imprensa na E3, ocorrida em 1º de junho. Títulos novos são motivo de comemoração, mas a comunidade de jogadores do game antecessor na versão para PC não gostou nada do que ouviu, e iniciou um protesto contra a Valve, produtora do game.

No momento da reportagem, o boicote a "Left 4 Dead 2" na comunidade do Steam já reunia quase 17 mil assinaturas.

O título está previsto para chegar em 17 de novembro, ou seja, depois de um ano do primeiro "Left 4 Dead". O protesto acusa "Left 4 Dead 2" de "caça-níquel" e quer que o título seja uma expansão do primeiro, seja uma atualização gratuita ou com um preço menor que um título completo, como está sendo tratado pela Valve, com provável valor de US$ 50.

"O conteúdo anunciado de 'Left 4 Dead 2' não é garantia de uma sequência independente e de preço cheio, e deveria ser atualizações (gratuitas ou não) para 'Left 4 Dead'", diz o boicote. Os autores dizem que o primeiro jogo não recebeu muitas atualizações, como "Team Fortress 2", muito em parte porque a Valve estaria trabalhando na continuação em vez de dar atenção ao título já existente. Além disso, o anúncio da sequência desencorajaria os "modders" de continuar trabalhando no primeiro game, freando o lançamento de versões modificadas de "Left 4 Dead".

Doug Lombardi, vice-presidente de marketing da Valve, garante que o anúncio de "Left 4 Dead 2" não significa que o suporte ao primeiro jogo vai ser deixado de lado, mas que havia tantas mudanças que o time queria implementar no jogo, que fez mais sentido desenvolver um novo episódio. Os quatro novos personagens do novo game são inéditos, e o cenário, agora, é o sul dos Estados Unidos. O game conta com passagem do tempo - dia e noite -, e prevê mais armas (incluindo munições incendiárias e armas brancas) e novos tipos de zumbis. O título tem edições para PC e Xbox 360.


Não é de hoje que a empresa Valve, produtora do  jogo, vem sendo debatida em forums da internet por exatamente este tipo de prática. É realmente uma pena.


 

PS3/PSP/360 - Produtora de "Gran Turismo" jogou "Forza 3", diz Turn 10


De acordo com Che Chou, gerente de comunidade da Turn 10, produtora responsável pela série "Forza Motorsport", dois funcionários da Polyphony Digital, desenvolvedora da franquia "Gran Turismo", estiveram no estande de "Forza Motorsport 3" durante a E3.

"Talvez a [visita] mais interessante, para mim, foi quando dois desenvolvedores da produtora de 'Gran Turismo', a Poliphony Digital, vieram pessoalmente jogar 'Forza 3', ao mesmo tempo em que tomavam notas, examinavam o sistema de interface de usuário, tiravam fotos e nos perguntavam diretamente coisas interessantes", escreveu Chou no blog oficial de "Forza Motorsport".

"A razão de eu estar pessoalmente surpreso foi porque a Polyphony Digital não é geralmente conhecida como um estúdio que tem conhecimento de outros jogos de corrida a não ser o seu próprio. O que explica por que a franquia 'Gran Turismo' está estagnada desde 'Gran Turismo 3'. Então, parece que a competição é boa para o consumidor no fim das contas. O que sei é que a Turn 10 nunca vai se contentar em superar os limites do gênero de corrida em apenas um nível".

Além da Polyphony Digital, o gerente de comunidade disse que celebridades apareçam no estande, como o cineasta Steven Spielberg, a ex-Spice Girl Victoria Beckham com o filho, e Jose Pasillas (baterista do Incubus).

"Forza Motorsport 3" foi um dos anúncios da Microsoft na E3, que aconteceu na semana passada. O game conta com 400 carros e promete rodar a 60 quadros por segundos de animação. A novidade, de acordo com a apresentação da produtora Turn 10, é que haverá capotagens desta vez. O título está prometido para outubro.

Já a Polyphony Digital mostrou "Gran Turismo PSP", que sai junto com o PSP go, em 1º de outubro, e "Gran Turismo 5", para PlayStation 3, que ainda não tem data definitiva.


 

PS3/Wii/360 - "Rock Band" recebe 12 faixas do Iron Maiden


Confirmado anteriormente, o pacote com músicas da tradicional banda inglesa de heavy metal Iron Maiden chega nesta semana em "Rock Band" e "Rock Band 2".

O pacote estará disponível a partir desta terça (9) no Mercado Xbox Live e no dia 11 na PlayStation Store. Cada música tem preço de US$ 2 (ou 160 MS Points) e o pacote completo, com 12 canções, sai por US$ 20 (ou 1.600 MS Points). O Wii deve receber o download posteriormente.

Das 12 músicas, quatro são gravações originais ao vivo de shows da turnê Somewhere Back in Time, que inclusive contou com apresentações no Brasil. As versões utilizadas são as mesmas exibidas no documentário "Flight 666", que retrata a rotina da banda durante a turnê mundial de exibições.

Confira abaixo a relação de músicas que serão disponibilizadas:

. "Aces High" (ao vivo)
. "2 Minutes to Midnight"
. "The Trooper"
. "Wasted Years"
. "The Number of the Beast"
. "Run to the Hills"
. "Can I Play with Madness"
. "The Clairvoyant"
. "Powerslave"
. "Fear of the Dark" (ao vivo)
. "Hallowed be Thy Name" (ao vivo)
. "Iron Maiden" (ao vivo)


 

PS3 - "LittleBigPlanet" receberá conteúdo de Team Ico


O site oficial da produtora Media Molecule divulgou um vídeo contendo uma prévia do conteúdo por download a ser disponibilizado para o game "LittleBigPlanet" nesta semana.

O vídeo traz uma pequena surpresa: trata-se da confirmação de que o jogo receberá conteúdo do Team Ico, desenvolvedores de títulos como "Shadow of The Colossus", "Ico" (ambos para PlayStation 2) e o futuro "The Last Guardian", para PlayStation 3.

Recentemente, uma imagem havia sido divulgada pela própria Media Molecule através de um site de fã de "LittleBigPlanet", retratando Sackboy e Sackgirl como Ico e Yorda. Por este motivo, não se sabe se o game receberá apenas download de "Shadow of The Colossus" ou se "Ico" também estará incluso. A empresa também não divulgou se haverão apenas roupas ou se o jogo ganhará novos estágios baseados nos games do Team Ico. No caso do pacote de "Metal Gear Solid", foi acrescentado uma arma, que ampliou as ações dos personagens, e várias fases.

Jogo 2.0

"LittleBigPlanet" permite que o jogador crie cenários utilizando um sistema bastante versátil e repleto de material, também sendo possível importar seu próprio conteúdo para o game (fotos em formato digital, por exemplo). Para explorar suas criações, o usuário e seus amigos usam pequenos bonecos de estopa - os Sackpersons - que também têm seu visual customizável.

Usando e abusando dos efeitos de física como gravidade e inércia para uma série de atividades como corridas, solução de quebra-cabeças e afins, um dos aspectos mais alardeados pela produtora é a comunidade virtual para compartilhamento conteúdo criado por usuários: mapas, novos objetos e assim por diante.


 

PS3/360/PC - Tobin Bell participa do game de "Jogos Mortais"


Durante sua conferência para a imprensa na E3, a Konami anunciou que o ator Tobin Bell participará de "Saw", game baseado na série de filmes "Jogos Mortais".

Bell protagonizou toda a série de filmes no papel de Jigsaw, o serial killer que aterroriza suas vítimas com passatempos tenebrosos. O ator cede sua voz ao personagem no game.

"Os fãs de 'Jogos Mortais' são do tipo que põem a boca no trombone, e uma das coisas que eles estavam querendo desde o anúncio do game é que Tobin Bell deve ser a voz de Jigsaw", disse David Daniels, diretor de marketing da Konami Digital Entertainment. "Nunca nos ocorreu sequer tentar fazer um 'Jogos Mortais' sem Tobin. Sua voz é um desses elementos intangíveis que faz um filme de 'Jogos Mortais' parecer um filme de 'Jogos Mortais'. Então, ter sua voz era crucial".

O título estava nas mãos da extinta distribuidora Brash Entertainment, que tinha como missão trazer franquias de TV e cinema para videogames. Desenvolvido pela Zombie Studios, o game está em desenvolvimento para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 e tem previsão de lançamento para o dia 23 de outubro, mesmo dia em que o filme "Jogos Mortais VI" chega às telas de cinema.


 

PS3/360/PC - "Brink" é jogo de tiro da produtora de "Oblivion"


Pouco antes da E3, a Bethesda Softworks anunciou a produção de um game inédito intitulado "Brink". O título está sendo produzido pela Splash Damage para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. O game se passa na cidade flutuante de Ark. Criada pelo homem e composta pode centenas de ilhas flutuantes independentes, essa cidade está em vias de se tornar palco de uma guerra civil.

Originalmente, Ark foi criada como um experimento para um habitat autosuficiente e 100% "verde", mas a rápida ascensão dos oceanos da Terra forçou a humanidade a se refugiar lá. Agora, o local está superlotado com milhares de refugiados, e com os fundadores originais da cidade, que agora está em total isolamento do resto do mundo. Depois de 25 anos de intranqüilidade social, uma guerra está para começar.

Segundo a empresa, "Brink" é um jogo de tiro que trará modalidades para um jogador, multiplayer cooperativo e competitivo, e será possível desenvolver seu personagem em todas elas. Os pontos de experiência obtidos poderão ser usados para melhorar e customizar as habilidade e técnicas dos personagens, dando-lhes um visual único.

O título oferece um sistema de controle típico dos games de ação, mas com uma novidade. O botão SMART permite que os jogadores realizem automaticamente certas ações como pular para uma plataforma sem a necessidade de ele mesmo tentar. Segundo informações oficiais, o próprio game avalia o que você precisa fazer, e o faz.

As missões, objetivos e seleção de inventário são gerados dinamicamente de acordo com a função, status, localização, e parceiros do seu personagem em todos os modos de jogo. A interface será bastante amigável, a ponto de o jogador saber sem problemas para onde ir, o que fazer quando chegar lá e sua recompensa pelo sucesso. Brink utiliza uma tecnologia proprietária batizada Virtual Texturing que promete personagens detalhados, cenários realísticos e efeitos de luz e atmosfera verossímeis.

O lançamento de "Brink" está agendado para o segundo trimestre de 2010.


 

PS2/PSP/Wii - "Silent Hill: Shattered Memories" mira público casual


"Silent Hill: Shattered Memories", uma reimaginação do "Silent Hill" original, de 1999, está chegando ao Wii, PlayStation 2 e ao PSP, mas será que ele conseguirá atingir o público correto? Ao que tudo indica os produtores já possuem uma direção quanto a isso e o game será focado no público casual.

Em entrevista ao site Joystiq, o produtor do game, Tomm Hulett, afirmou que o título terá uma mecânica de jogo mais simples, de modo que atinja uma audiência ainda maior do que o esperado originalmente.

O produtor afirma que os jogadores casuais costumam ir ao cinema ver filmes de terror. A mecânica de jogo será, basicamente, focada na lanterna do personagem principal, Harry Mason, e tudo o que o jogador terá de fazer é arrumar uma maneira de fugir dos horrores da cidade, resolvendo quebra-cabeças e achando maneiras de progredir na história. Desta forma, a mecânica de jogo foi adaptada de tal modo que até mesmo aqueles que não possuem muita intimidade com jogos eletrônicos possam usufruir do game.

O produtor afirma que testou o game com uma típica jogadora casual. "Eu fiz minha mãe tentar jogar e ela só brinca com 'Animal Crossing', mas ela consegue andar por aí com o Harry Mason e fugir das criaturas. É realmente fácil de sair jogando. Se há um jogador que gosta de ir aos cinemas e ver 'O Chamado', ele pode ir até uma loja depois, comprar 'Silent Hill' e ter uma experiência de terror em casa", afirma.

"Silent Hill: Shattered Memories" está previsto para sair até o final do ano.


 

360 - Jogo que se passa em Guantánamo não será mais lançado


O game "Rendition: Guantanamo", que estava em produção pelo estúdio escocês T-Enterprise exclusivamente para Xbox 360, não chegará a ver a luz do dia. Em comunicado oficial, Zarrar Chishti, diretor do estúdio, informa que o game não será finalizado em função de "reações extremas" direcionadas ao projeto. O jogo estava programado para ser lançado em janeiro de 2010.

O título se passaria em uma prisão de Guantánamo fictícia, não controlada pelo exército americano, mas sim mercenários, com prisioneiros submetidos a experimentos científicos.

Durante o desenvolvimento, o time de produção contratou Moazzam Begg como consultor interno. Begg, um cidadão britânico, foi preso em janeiro de 2002 sob acusações de terrorismo. Ele foi mantido durante três anos em Guantánamo, o campo de detenção controlado pelo governo americano desde 2002, após os ataques em 11 de setembro, para onde eram enviados os criminosos considerados terroristas.

De acordo com o estúdio, Begg foi chamado não apenas por motivos politicamente corretos, mas sim para ajudar no design interior da prisão, por conta de sua vivência interna. Tal movimentação causou uma enorme especulação, sendo acusado por diversos veículos de que a empresa estaria produzindo um jogo pró-terrorismo.

Apenas um jogo

Em comunicado oficial, Chishti diz que gostaria de esclarecer quaisquer problemas e desentendimentos que foram gerados na controversa história. Além disso, informa que a T-Enterprise desistiu de lançar o game. "Infelizmente, todas as especulações feitas por diversos veículos e sites foram imprecisas e mal informadas. Baseados em um simples trailer que mostrava pouco do game, muitas conclusões sem fundamento foram feitas", diz. "O jogo nunca foi feito para ser uma propaganda ou uma ferramenta em prol do terrorismo, ou até mesmo para glamourizar o terrorismo", afirma.

Chishti deixa claro também que o personagem principal nada tem a ver com Begg. "Primeiro de tudo, o personagem central não é Moazzam Begg. Seu nome é Adam e ele foi preso por conta de uma confusão de identidades, ele nunca foi terrorista. A T-Enterprise é contra todas as formas de terrorismo e nunca iria procurar se associar a algo assim. Além disso, a Guantánamo do game seria controlada por mercenários e não teria o envolvimento de militares americanos. Nós apoiamos os exércitos americanos e britânicos que combatem o terrorismo no mundo", afirma.

Em seu comunicado, o diretor nega ainda supostos envolvimentos do estúdio com a organização terrorista Al-Qaeda, ideia que foi levantada por veículos de comunicação. "Nada disso é verdade. O jogo foi planejado para simplesmente ser uma diversão para adultos em um videogame", garante.

Guantánamo vem sido alvo de polêmicas recentes, que aumentou com a posse de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos. Recentemente, Obama assinou um decreto-lei para fechar a prisão de Guantánamo ainda no primeiro ano do seu mandato, mas o Senado bloqueou fundos para soltar os prisioneiros.

Iraque

Caso similar ocorreu com o game "Six Days in Fallujah", outro título que teve sua produção interrompida graças a polêmicas geradas em seu desenvolvimento. Na ocasião, a Konami, distribuidora do jogo, anunciou que não iria mais lançar "Six Days in Fallujah", game de guerra baseado nos eventos da Guerra do Iraque. A companhia havia tomado a decisão após analisar o impacto negativo causado pelo proposto conteúdo, que estava em desenvolvimento pela Atomic Games e contava com mais de três dúzias de veteranos da Guerra do Iraque como colaboradores da produção.

"Depois de ver a reação nos Estados Unidos ao jogo e ouvir opiniões via telefonemas e e-mails, decidimos dias atrás que não vamos mais vendê-lo", disse um representante da Konami. "Pretendíamos transmitir a realidade das batalhas aos jogadores de forma que eles pudessem sentir o que era estar lá [no Iraque]".

Veteranos de guerra criticaram a proposta da Konami, dizendo que a ideia era de "julgamento pobre e de mau gosto", e o jogo "glorifica" a violência e a "enorme quantidade de vidas perdidas" numa guerra que ainda acontece. Na ocasião, Anthony Crouts, executivo da Konami, afirmou que a empresa não tratava seu jogo como uma declaração política, e sim "uma envolvente experiência de entretenimento". Representantes da Stop The War Coalition criticaram o evento que inspirou o game em declaração feita ao site de tecnologia TechRadar: "O massacre conduzido pelos exércitos americano e inglês em Fallujah em 2004 é o pior dos crimes de guerra em uma guerra ilegal e imoral". Segundo estimativas, o confronto em Fallujah deixou 1,2 mil iraquianos mortos, além de 38 soldados americanos.


 

Geral/NDS - Nintendo DSi aumenta vendas com "Kingdom Hearts"


O DSi, novo modelo do portátil de duas telas da Nintendo, foi disparado o videogame mais vendido no Japão entre 25 e 31 de maio, de acordo com o Media Create, empresa que apura as vendas de jogos e consoles no país.

O sucesso veio principalmente de "Kingdom Hearts 358/2 Days", que também foi lançado num pacote contendo o videogame e o jogo. Com saída de 18 mil unidades (e mais duas mil do "bundle" de "Ace Attorney Investigations"), ajudou a impulsionar as vendas do DSi, que totalizaram 65,5 mil unidades na semana.

O PSP também teve aumento das vendas de uma semana para outra, mas foi bem mais sutil, chegando a 32.251 unidades. O mesmo aconteceu com o Wii, que teve 17.810 unidades comercializadas, e o PlayStation 3, com 12.427 máquinas saídas das prateleiras japonesas.

Veja a venda dos consoles no Japão entre 25 e 31 de maio e o acumulado para cada plataforma no ano:

1. Nintendo DSi - 65.537 - 1.207.625
2. PSP - 32.251 - 1.051.158
3. Wii - 17.810 - 545.374
4. PlayStation 3 - 12.427 - 548.086
5. Nintendo DS Lite - 7.519 - 270.250
6. PlayStation 2 - 4.857 - 202.468
7. Xbox 360 - 4.120 - 117.517


 

NDS - "Dementium: The Ward" ganha continuação


O primeiro "Dementium", uma raridade em todos os sentidos para Nintendo DS - é de terror, violento e traz elementos de ação em primeira pessoa -, pode não ter sido um grande "blockbuster", mas deixou marcas positivas. Agora, ciente do bom trabalho, a Renegade Kid e a SouthPeak Games anunciaram a continuação.

Por enquanto, não há muitas informações de "Dementium II", mas o primeiro trailer, conceitual, sugere que os jogadores vão passar novamente horrores em um sanatório.

"Independentemente do que alguns dizem sobre jogos com classificação 'M' [não recomendado para menores de 17 anos] no Nintendo DS, o 'Dementium' original provou que há uma audiência com sede de títulos de horror de ponta no portátil", disse Richard Iggo, vice-presidente de marleting da SouthPeak. "Almejamos satisfazer esse público sedento de sangue".

"Dementium II", para Nintendo DS, está previsto para sair no primeiro trimestre de 2010.


 

Geral - Activision esperava corte de preços na E3


Falando à agência de notícias Bloomberg, Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision, afirmou estar decepcionado por não ter sido anunciado nenhum corte de preço nos consoles na E3 2009.

"A coisa mais importante que as fabricantes de hardware precisam fazer agora é reconhecer as dificuldades da economia e apreçar seus consoles apropriadamente", opinou.

Essa não é a primeira vez que Kotick clama por uma redução para que o preço dos consoles atinjam o mercado em massa. "Eu acho que quando você se encontra nas circunstâncias que o mundo se encontra, realmente existe uma diferença entre um sistema de US$ 199 e um de US$ 299", disse ele recentemente.

Atualmente, o modelo mais barato do Xbox 360 é vendido por US$ 200 nos Estados Unidos, enquanto o Wii custa US$ 250, e o PlayStation 3 de 80 GB é vendido por US$ 400. Executivos da Sony e da Nintendo disseram esta semana que suas companhias não planejam cortar o preço de seus sistemas em curto prazo.


Que vergonha!


 

PS3/360/PC - "Modern Warfare 2" evolui o original em tudo

"Call of Duty 4: Modern Warfare" é um jogo de tiro em primeira pessoa de imenso sucesso, e prova disso é esta continuação que chega no fim de ano. A Activision confia tanto na marca "Modern Warfare", que a separou da mais famosa e antiga "Call of Duty", transformando-a em uma franquia própria.

Uma das fases de "Modern Warfare 2" se passa em uma favela do Rio de Janeiro, mas infelizmente, os desenvolvedores não mostraram esta parte do jogo. Tudo que disseram é que pesquisaram bastante sobre o Rio, mas não chegaram a ir para o Brasil.

A fase exibida se passa na neve e nela você e seu general invadem uma base cheia de aviões e veículos para destruir.

Os gráficos estão ainda melhores e a fase demonstra bem os diferentes tipos de ação que se pode desempenhar. No começo há uma trecho de alpinismo, depois um segmento no qual matar sem ser visto é essencial.

Depois uma sequência frenética marcada por explosões e tiroteios. Depois pilota-se um snow-mobile até chegar a um helicóptero de resgate. Nesse ponto o demo acabou e todos os presentes na sala estavam impressionados.

Além dos gráficos, uma melhoria técnica notável é o tamanho dos níveis, que parecem ter, no mínimo, três vezes o tamanho daqueles do jogo original. Fãs de games de tiro com certeza vão apreciar "Modern Warfare 2", que não inova muito, mas parece entregar uma continuação mais do que satisfatória para o primeiro título.




 

360/PC - "Left 4 Dead 2" tem boas novidades

Lançado há pouco mais de seis meses, "Left 4 Dead" faz sucesso por oferecer uma imersiva experiência cooperativa dos videogames, uma infra-estrutura online eficiente e milhares de zumbis para matar.

Mesmo com todo esse sucesso, o anúncio da continuação surpreendeu a todos nesta E3, não só porque o tempo entre um e outro é curto, mas porque a Valve, empresa por trás do jogo, tem o hábito de levar anos a fio para lançar continuações, tendendo a dar suporte para a comunidade de jogadores com conteúdo extra e atualizações durante esse período.

Doug Lombardi, representante da Valve garante que o anúncio de "L4D 2" não significa que o suporte ao primeiro jogo vai ser deixado de lado, mas que havia tantas mudanças que o time queria implementar no jogo, que fez mais sentido desenvolver um novo episódio. Ele também avisa que as ferramentas de desenvolvimento de mods e fases de "L4D" que já estão nas mãos dos usuários são completamente compatíveis com "Left 4 Dead 2".

O novo game conta a história de quatro personagens diferentes daqueles do primeiro jogo. Aqui eles se aventuram pelo sul dos Estados Unidos aproximadamente uma semana após os eventos da edição passada.

Desta vez as fases não se limitam ao período da noite, visto que há representações de diferentes horas do dia. A fase demonstrada, por exemplo, se passava no começo da manhã, com um horizonte alaranjado e iluminação mais suave.

Há novas armas, tipos inéditos de zumbi (inclusive um exclusivo para cada capítulo da história) e até munição incendiária. Agora há também armas brancas, como machado e uma panela com os quais pudemos derrotar alguns mortos-vivos. Com o machado inclusive foi possível ver o sistema de desmembramento que foi adicionado: arrancar braços, pernas e cabeças dos zumbis só deixa o ambiente mais violento, imersivo e reminiscente dos filmes de terror que inspiraram o jogo.

"Left 4 Dead 2" chega ao PC e Xbox 360 no dia 17 de novembro.




 

PS2/PS3/Wii/360 - "Guitar Hero 5" privilegia modo de festa


A demonstração de "Guitar Hero 5" se concentrou no modo Party Play, no qual não há como falhar nas músicas e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento dela, ou seja, dá para descansar as mãos um pouco ou trocar de instrumento.

Nesse modo de jogo, é possível criar as mais inusitadas formações, seja uma banda com 3 vocalistas e um baixista ou um quarteto de bateristas.

Há vários desafios no modo de história, mas há também outros que podem ser jogados a qualquer momento, até mesmo com um grupo de amigos. Um desses desafios foi demonstrado na E3, chamando 'momentum'. Nele a dificuldade vai sendo ajustada durante a música baseada em sua performance e o objetivo é se manter na dificuldade mais avançada para conseguir mais pontos.

Este será o primeiro "Guitar Hero" após "GH: Metallica" a contar com a dificuldade Expert Plus para a bateria, na qual o jogador tem de usar dois pedais para jogar.

O conteúdo para download de "Guitar Hero: World Tour" será compatível com "Guitar Hero 5", então quem já tem músicas adquiridas por uma das lojas virtuais de um dos consoles, poderá jogá-las no novo game sem usar o disco de "World Tour".

Difícil saber se alguém ainda está disposto a pagar por mais um jogo de música que não traz grandes inovações, mas a Activision parece saber quem eles são e que são muitos, suficientes para bancar "Guitar Hero 5", "Guitar Hero: Van Halen", "Band Hero", e tantas outras variações.


 

terça-feira, 9 de junho de 2009

PS3/360 - EA diz que chegou ao limite do Xbox 360, mas não do PS3


Em entrevista realizada durante a E3 2009, Patrick Soderlund, vice-presidente sênior da EA Games Europe, elogiou o Project Natal apresentado pela Microsoft e disse que sua empresa já chegou ao limite do Xbox 360, mas não do PlayStation 3.

Falando à Oficial Xbox Magazine (OXM), o executivo teceu alguns comentários sobre o que viu na feira. "Eu gostei do [Project] Natal", disse ele. "É legal. É um dispositivo interessante, então estou realmente impressionado com o Xbox. É meu console favorito pessoalmente... eu acho que a Microsoft está virando as coisas nesse momento. Eles estão fazendo muito bem. Se eu fosse a Sony, eu teria uma dor de cabeça, para ser honesto."

Entretanto, ele admite que a "Sony tem muitos jogos bons este ano. Se você for ao estande dela, verá uma linha de lançamentos muito consistente e de alta qualidade e isso vai ajudá-los. Eu realmente acho que veremos os desenvolvedores entendendo o PS3 melhor e acho que estamos extraindo mais poder do PS3 agora... acho que já chegamos ao limite do Xbox 360, mas ainda não alcançamos o limite máximo do PS3".


 

360 - Live recebe demo de "Overlord II" e extra de "Wolverine"


O Mercado Xbox Live recebeu uma série de conteúdo na semana da E3. Nesta quinta (4), foi colocada na rede online do Xbox 360 uma demonstração do game "Overlord II". O título mistura RPG e estratégia. Como um demônio soberano, a missão do jogador é dar instruções a seus asseclas, a fim de remover os obstáculos e destruir os oponentes.

Na seção de Live Arcade, as novidades desta semana foram "Wolfenstein 3D", um clássico lançado originalmente em 1992 para PC, e "CellFactor: Psychokinetic Wars". O primeiro custa 400 MS Points (US$ 5) e o segundo, 800 MS Points (US$ 10).

"X-Men Origins: Wolverine" ganhou um pacote chamado "Weapon X Arena", por 800 MS Points (US$ 10), que traz uma fase inteira e quatro novos estágios de simulador, além ilimitados cenários criados pelo usuário. Já o game de cantoria "Lips" disponibilizou as canções "Joey (Concrete Blonde), "I Alone" (Live) e "Somewhere Only We Know" (Keane). Cada faixa custa 160 MS Points (US$ 2).

Há também um tema gratuito de "Perfect Dark", além de versões "premium" de "Fight Night Round 4" e "Assassin's Creed II", que custam 240 MS Points (US$ 3) cada um.


 

PSP - Sony estuda forma de converter UMD para PSP go


Embora tenha certamente convencido muitos usuários novos a adquirirem um PSP go quando ele for lançado, os atuais donos do PSP podem não estar tão entusiasmados em trocar seu portátil pelo novo modelo. Isso porque seus jogos em UMD não funcionarão no PSP go, pois a entrada para este disco foi removida (aparelho funciona com memória interna de 16 GB e os jogos são comprados por download).

No entanto a Sony Computer Entertainment afirma estar trabalhando em uma solução para esse problema.

"Estamos buscando programas para os usuários que já compraram jogos em UMD e quiserem trocá-los por versões digitais", disse Brian Keltner, da Sony Computer Entertainment dos Estados Unidos. "É algo que ainda estamos trabalhando nos detalhes. Assim que tivermos planos mais sólidos faremos um anúncio".

Keltner acrescentou que a companhia espera já ter a solução antes de o PSP go estar nas lojas, em 1º de outubro. John Koller, diretor de marketing de hardware da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos, disse que a solução era um "programa de boa vontade no curto prazo que iria continuar por muitos anos".

Rumores no início deste ano sugeriam que uma das soluções que a Sony planejava incluía a instalação de quiosques em lojas que permitiria aos jogadores adquirirem versões digitais de seus UMDs. Keltner não quis comentar sobre este as informações.


 

PS3/PSP - "Fat Princess" também terá versão para PSP


A Sony confirmou o lançamento de uma versão de "Fat Princess" para PSP. O título até então seria lançado apenas para o PlayStation 3, via PlayStation Network. Entretanto, não se sabe se o jogo será vendido só por download ou também em disco.

Chamado de "Fat Princess: Fistful of Cake", o game será uma adaptação da versão para console, com novas funcionalidades exclusivas ao portátil, como seis novos níveis e uma versão estendida do modo para um jogador, além de quatro modalidades extras - Grim Ripper, Dilapidated, Demolition e Jailbreak. Além disso, o jogo também terá um modo multiplayer online e local para até oito jogadores.

Em "Fat Princess", o objetivo dos jogadores é invadir o castelo inimigo e resgatar sua princesa seqüestrada, enquanto ao mesmo tempo impedem que os adversários façam o mesmo. Para isso, é possível oferecer doces, bolos e outras guloseimas para que a princesa engorde e dificulte ser carregada.


 

Geral/NDS - "Kingdom Hearts" para DS vendeu quase 300 mil no Japão


Uma das vedetes da E3, "Kingdom Hearts 358/2 Days", previsto para sair nos Estados Unidos em 29 de setembro, já é sucesso no Japão. Segundo os números do Media Create, que pesquisa o mercado de videogames no país, o RPG da Square Enix para Nintendo DS teve uma excelente estreia, com quase 300 mil unidades vendidas em apenas dois dias.

Geralmente, os jogos são lançados na quinta-feira, mas este chegou às lojas apenas no sábado passado. "Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth", também para o portátil da Nintendo, tinha grande chance de ter seu lançamento ofuscado por conta disso, mas também debutou satisfatoriamente: 172 mil cópias. Apesar disso, os números são inferiores aos de "Apollo Justice", que em sua primeira semana vendeu 250 mil.

Entre os consoles de mesa, o destaque vai para "Dynasty Warriors 6 Empires", da série da Koei, com 76 mil unidades vendidas em sua estreia. Esses números são da versão para PlayStation 3. O top 10, porém, reservou duas surpresas para os usuários do Xbox 360: duas das três últimas posições do ranking foram de jogos da plataforma da Microsoft. "Tom Clancy's HAWX" aparece na oitava posição com 19 mil cópias e "Dynasty Warriors 6 Empires", na 10ª, com 17 mil unidades.

Veja as vendas dos games japoneses na semana entre 25 e 31 de maio, e o acumulado para cada título:

1. (DS) Kingdom Hearts 358/2 Days - 295.000 - 295.000
2. (DS) Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth - 172.000 - 172.000
3. (PS3) Dynasty Warriors 6 Empires - 76.000 - 76.000
4. (DS) Sloane and Machale's Mysterious Story - 33.000 - 76.000
5. (PSP) Yûsha 30 - 26.000 - 26.000
6. (DS) Higurashi no naku goro ni Kizuna: Chapter III - 23.000 - 23.000
7. (PSP) Utawareru Mono Portable - 22.000 - 22.000
8. (X360) Tom Clancy's HAWX - 19.000 - 19.000
9. (DS) Let's Make a Pro Baseball Team ! 2 - 17.000 - 56.000
10. (X360) Dynasty Warriors 6 Empires - 17.000 - 17.000


 

360/PC - "Point Lookout" vem ao PC e X360 em 23 de junho


E a série de conteúdo extra para "Fallout 3", RPG apocalíptico da Bethesda, parece tardar a terminar. A empresa anunciou que no próximo dia 23 deste mês, tanto o PC quanto o Xbox 360 receberão o novo pacote "Point Lookout", o quarto do game. O preço é de 800 MS Points (US$ 10).

"Point Lookout" acontece numa pantanosa região, onde novos mutantes e aliados serão encontrados. A empresa promete também novas armas que serão adquiridas ao longo do game, cada uma mais excêntrica do que a outra.

Mas e quanto ao limite de níveis? O aumento deste teto ainda não chegou (aconteceu com "Broken Steel"), como desejavam os jogadores, mas a empresa afirma que o nível de dificuldade presente neste novo cenário será o suficiente até mesmo para aqueles que já alcançaram nível máximo dentro do game.

Além desta expansão, haverá mais uma no final de julho. Trata-se da "Mothership Zeta", conteúdo extra que coloca os jogadores frente a frente com forças de outros planetas. O episódio aborda abduções e promete causar uma grande reviravolta nos eventos da série.

Os usuários da edição para PlayStation 3 receberão os três primeiros pacotes de conteúdo extra disponibilizados previamente para PC e Xbox 360 - "Operation: Anchorage", "The Pitt" e "Broken Steel" - a partir do final de junho, em intervalos de quatro a cinco semanas entre cada um. O preço de cada pacote será de US$ 10. O título também será lançado na versão "Game of the Year" para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 em outubro, que incluirá todos os conteúdos extras e correções disponíveis para o game.


 

Wii - "Other M" acontece entre "Super Metroid" e "Fusion"


Uma das surpresas da E3 2009, o recém-anunciado "Metroid: Other M", com desenvolvimento feito em parceria entre a Nintendo e a Team Ninja (estúdio de jogos como "Ninja Gaiden Sigma" e "Dead or Alive"), até o momento não tinha nenhum detalhe oficial. Entretanto, o game começa a tomar forma, segundo o site Gamekyo.

Os eventos do game ocorrem entre "Super Metroid" (para Super NES) e "Metroid Fusion" (GBA) e prevê mostrar muito da história pessoal de Samus Aran. Outro personagem importante na história é o soldado Adam, supervisor da caçadora de recompensas que costuma chamá-la pelo apelido de "dama".

A aventura promete ser linear, mas fatores como melhorias da armadura fariam o game ganhar os tradicionais elementos de exploração. Cada área apresentaria uma gama de criaturas indesejadas, que deverão ser destruídas para desobstruir as passagens. O título "Other M" se refere a muitas coisas, surpresas que estão reservadas para quem for se aventurar no game.

O Team Ninja promete que uma grande representação do universo "Metroid" estará presente. Além disso, a produtora garante que a dificuldade não será muito alta, como costuma ser em outros títulos da casa (como a série "Ninja Gaiden") e que o jogo será aberto a iniciantes também. Por fim, o lançamento está previsto para março do ano que vem nos Estados Unidos.


 

Geral - Renovada, E3 recebe elogios e 41 mil visitantes


A Entertainment Software Association (ESA), órgão que defende os interesses da indústria de games nos Estados Unidos e organiza a E3, afirmou que o evento deste ano teve mais de 41 mil visitantes. A feira é apenas para membros da indústria (produtoras, distribuidoras e lojistas) e imprensa.

Os números ombreiam com a "fase de ouro" da E3. Em 2006, o evento contou com 60 mil visitantes, mas, nos anos seguintes, entrou numa fase "intimista", cujo objetivo era uma relação mais estreita entre exibidores e imprensa e executivos. O público foi reduzido a cinco mil, e os estandes ficaram muito mais pobres em produção (e sem as famosas "booth babes", modelos contratadas para enfeitar o centro de exposição). Esse formato, que durou dois anos, foi motivo de reclamação dos participantes.

Agora, em 2009, a ESA parece ter encontrando um ponto de equilíbrio entre a "E3 dos bons tempos" e a "E3 intimista", trazendo de volta os aspectos de show (e com ele a animação), com estandes bem produzidos e a presença de "booth babes", mas sem tumultuar demais o objetivo primordial do evento: a realização de negócios e a cobertura da imprensa. Ou seja, teve circulação facilitada e menos filas nas cabines de testes aos jogos e aos produtos.

Impressão positiva

Assim, o evento deste ano também foi elogiado pelas produtoras. John Riccitiello, executivo-chefe da Electronic Arts, um dos mais ferozes críticos da "pequena" E3 dos anos anteriores, disse que a ESA organizou um "grande show para a indústria de games". "A E3 de 2009 refletiu a vitalidade, inovação e a presença global de uma indústria que cresce rapidamente. Estou ansioso pelo evento do ano seguinte". Por sinal, a E3 de 2010 já tem data marcada: está previsto para acontecer entre 15 e 17 de junho do ano que vem.

Já Ben Feder, presidente da Take-Two Interactive, acha que o evento deste ano reflete melhor o que o negócio de videogame representa. "Não é apenas uma exibição. Acho que projeta as características certas da indústria: crescimento e entusiasmo". Além disso, o volume de negócios foi o maior em cinco anos de evento. "Os lojistas estavam aqui - eram mais de cem, pelo que me falaram da última vez. E quando se fala em negócios com as publishers, a relação com os lojistas é uma coisa séria".

Por fim, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos, também aprovou a E3 deste ano. "Nos últimos dois anos, a feira foi muito pequena para o tamanho desta indústria. Desta vez, o evento parece na medida certa para mim: o pavilhão de exposições tem muita emoção e há muitas pessoas jogando. Enfim, gostei do tamanho e do estilo", disse o executivo ao GSC.


 

360/PC - "Halo: Reach" deve ser lançado no final de 2010


Pela primeira vez na história da Microsoft na E3, houve a aparição de dois games da linha "Halo" em uma só conferência, "Halo 3: ODST" e "Halo: Reach".

Enquanto o lançamento do primeiro está marcado para o dia 22 de setembro nos Estados Unidos, "Halo: Reach" permanece sem uma data definida, já que seu primeiro vídeo apresentava "2010" como ano de lançamento.

Segundo informações cedidas durante uma das apresentações da Bungie, a produtora da série, o mais provável é que o título esteja disponível somente no último trimestre de 2010. O início da fase de testes também não tem data definida, mas o mais provável é que ocorra no início de 2010, somente para aqueles que adquirirem o novo "Halo 3: ODST".

"Halo" é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa onde o jogador encarna Master Chief, uma espécie de super-soldado combatendo os Covenant, uma aliança que reúne várias raças alienígenas com objetivo de dominar a humanidade.


 

segunda-feira, 8 de junho de 2009

360 - Rare também desenvolve para Project Natal


A E3 acabou e ficou no ar uma pergunta: por onde anda a Rare? A empresa, que antes era unha e carne com a Nintendo, foi comprada pela Microsoft em 2002, mas não apresentou nenhum game no evento deste ano.

A explicação é que, segundo Shane Kim, vice-presidente corporativo de estratégia e desenvolvimento de negócios da divisão de entretenimento interativo da Microsoft, o estúdio está trabalhando com um jogo que usa o Project Natal.

O grande anúncio da empresa durante a feira, esse dispositivo de reconhecimento de movimento, rosto, feição e voz está servindo como fonte de inspiração para a empresa e, de acordo com o executivo, alguns projetos já estão em andamento.

"Eles estão dando duro no trabalho, mesmo que fora do espaço tradicional de jogos, devo dizer", afirmou Kim. "Infelizmente não posso dar mais detalhes sobre isso. A Rare está viva e muito bem e será responsável por um grande impacto no mundo do Xbox, mais do que trabalhando em projetos como os que fizeram no passado", concluiu.

A Rare não é o único estúdio da Microsoft a trabalhar com o Project Natal: antes, a companhia também disse que a Bungie, de "Halo", e a Epic, de "Gears of War", também desenvolvem projetos para o dispositivo.

Dentre os últimos games criados pela Rare destacam-se "Viva Piñata: Trouble in Paradise" e "Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts".