quinta-feira, 14 de maio de 2009

NDS - Tecnologia Anti-pirataria em jogos de DS muito em breve!

Pirataria é preocupante. Disse o diretor da Metaforic Andrew Mclennan em uma entrevista para a Gamasutra, se referindo ao índice de pirataria, particularmente alto no DS por via dos cartuchos R4. Refletindo este sentimento temos a Nintendo, que no ano passado impetrou um processo na Corte do Distrito de Tokyo pedindo uma "caça" aos cartuchos R4, por causarem "severos danos" a eles.




O pedido foi concedido à Nintendo apenas em Março deste ano, assim sendo, tornando os cartuchos R4 produtos ilegais em Tokyo. Alheio a isto, contudo, as vendas do R4 continuaram acontecendo, embora, de forma mais discreta do que acontecia antes. Contudo, a Nintendo não está desistindo e está mais determinada do que nunca a "pôr um fim à pirataria" de seus produtos. Para tal, desenvolveram uma tecnologia que irá tornar as formas de pirataria obsoletas.


É aí onde entra a empresa Metaforic. O que a tecnologia deles faz é "em seu caso mais básico, detectar a forma de subscrição que o R4 utiliza para rodar ROMS, e então proceder para matar a ROM."
Explica Mclennan:

Nós pegamos qualquer jogo de DS e injetamos um esquema de segurança no jogo em sí. Isto transforma cada jogo em seu próprio esquema de segurança. Cada vez que nós aplicarmos o esquema em um jogo diferente, será um sistema de segurança diferente... O que nós estamos realmente tentando é fazer os hackers terem um longo, demorado, trabalho manual... Nós adicionaremos tanta segurança em cada jogo que levará um tempo muito longo para hackear.

Soa como um bom plano. A Nintendo já jogou os dados vindo com o seu aparelho DSi incompatível com o R4.

Será que irá funcionar, finalmente fechando as portas dos "aplicativos caseiros" no DS? Veremos muito em breve. Até porque, a Nintendo já aprovou a tecnica desenvolvida pela Metaforic e terá as empresas implementando a "dita" solução PARA ONTEM.

O que isto traduz é que neste ano, os jogos que nós iremos encontrar nas prateleiras terão esta segurança já adicionada a eles.


Fonte: http://www.qj.net/Anti-piracy-technology-on-DS-games-by-this-holiday/pg/49/aid/131296

Tradução tosca: João Andrade

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação desta notícia: Mediana

Comentários:

Carambólas! Não sei como ainda tem empresa gastando o fundo das cuécas em tentativas técnicas de burlar a pirataria. Não sou nem a favor e nem contra a pirataria, sou a favor sim, que o acesso a essa, assim como outras culturas, seja do tamanho do bolso da população pra baixo. Elitizar certas culturas é uma forma de segregação que pasmem, é usada ainda hoje em dia. Quando é que irão aprender que, a caixa de Pandora (internet) foi aberta, por eles próprios e com isso, o mercado TERÁ de se adequar a essa pseudo-liberdade.

Uma solução bastante justa foi a encontrada por algumas empresas como a Apple, Micro$oft e Sony, em disponibilizar todo ou grande parte de seu conteúdo em formato digital, para ser comprado, pago e baixado, diretamente de suas respectivas lojas virtuais, a módicos e acessíveis preços, sem ainda ter surgido nenhuma forma de captura deste conteúdo por piratas virtuais.

A Nintendo, embora esteja tentando também entrar neste mercado de distribuição de conteúdo virtual, não vem obtendo tanto sucesso quanto seus concorrentes, tendo no caso da plataforma DS, dado o ponta-pé inicial muito tarde em seu ciclo de vida.

É o típico caso de cenário onde a empresa não dá o braço a torcer e tenta arrumar culpado(s) para algo que é atestadamente exemplo de incompetencia, pondo a culpa de sua pouca versatilidade em um ou uns poucos "Robin Hoods". Com certeza se ela tivesse despendido antes o dinheiro gasto em combates contra a pirataria, em marketing e publicidade em cima da distribuição virtual de seus consumíveis, estaria hoje gozando uma posição invejada junto a outros que estão hoje no topo.

Então... A CULPA É DO ZÉ QUE VENDE JOGOS NO FITEIRO DA ESQUINA! rs.

NEGATIVO PARA A NINTENDO!

0 comentários:

Postar um comentário