quarta-feira, 3 de junho de 2009

PS3 - Sony mostra controle sensível a movimento para "EyeToy"


A Sony anunciou em sua coletiva de imprensa na E3, realizada nesta terça-feira (2), uma versão aperfeiçoada da "EyeToy", câmera dos videogames da linha PlayStation que reconhece movimentos do jogador.

Foi mostrado um novo tipo de controle sensível a movimento que consiste em um pequeno bastão equipado com uma bola na ponta que a câmera reconhece com precisão. Na demonstração realizada em tempo real no palco o controle era exibido em uma representação virtual em um monitor. O controle tridimensional então era substituído por armas diversas que o produtor com o acessório em mãos podia usar para interagir com o ambiente.

Além de objetos e armas brancas como taco de golfe, bastão de beisebol e espada, apareceram também armas de fogo, sendo que a visão em certo ponto mudou para perspectiva em primeira pessoa.

Posteriormente, o produtor demonstrou a utilização de dois bastões simultaneamente. Seguiram-se exibições da precisão dos periféricos para desenhar e também como cursores para jogos de estratégia para selecionar e traçar caminhos para as unidades.

Por fim, os controles foram exibidos como opções para controlar os movimentos de um cavaleiro armado com espada e escudo e, depois, um arco e flecha, visando a destacar novamente o realismo e agilidade da captura de movimentos.

Detalhes como data de lançamento e primeiros jogos que utilizarão os controles não foram divulgadas.


 

2 comentários:

Anônimo disse...

A pergunta que fica é oq a Sony fez com o Eyedentify e pq jogos como os tech demos do "Natal", ainda não sairam para o Playstation eye? Claro que o controle "wand" adiciona, mas primeiramente pq o Playstation Eye é tão subutilizado.

Johnny disse...

Eu acredito que seja uma questão de foco da Sony, subutilizar o PSEye, acho também que as thirdparties (empresas externas de software) não vêm investindo na ideia, o que não desabona a culpa da Sony que por sua vêz deveria ter um melhor marketing junto às elas para o suporte do periférico. Quanto ao natal, acredito que tudo o que tenha sido mostrado ao vivo na E3 chega a ser superior ao PSEye sim, mas não tanto ao meu vêr e os comerciais foram bem especulatórios e como muitos debates em forums por aí apontando para algo completamente "surreal" por parte da Microsoft. Acredito também que o controle mostrado pela Sony talvez dimunua a barreira entre o PSEye e as empresas de software, uma vez que possa resumir mais a linguagem semântica, ou a interface com o usuário, entre os mesmos e a camera, tornando assim possível que coisas mais trabalhadas saiam para o acessório. Uma das vantagens que eu ví no wand, foi a possibilidade por exemplo de, em um possível RPG, se trocar de armas sem atrapalhar o jogo do jogador, com o toque em um botão.

Postar um comentário